Cotidiano

Cadê os polímeros?

Os polímeros possuem diversidade de propriedades físico-químicas que possibilita utilizá-los em diversas aplicações. Abaixo será exemplificado delas.

Chiclete

Um chiclete, relativamente duro, amolece quando mascado. Isso ocorre em função da temperatura interna da boca, porque a maioria das bocas de mascar é feita a partir de poli (acetato de vinila) – PVA, um material duro a temperatura ambiente, mas que amolece quando a temperatura sobe.


 

E qual a estrutura do PVA mesmo?


Termoplástico

Os termoplásticos são empregados na produção de embalagens, eletrodomésticos, brinquedos, tubulações, etc.


 


Nylon

O nylon, uma poliamida, é muito utilizado pela indústria por apresentar boa resistência mecânica, impermeabilidade e baixa densidade.




Ixi, deu um branco em qual função é a amida?
Entenda sobre essa função orgânica no Diário de um Carbono!

Kevlar

A poliamida kevlar é um náilon utilizado na fabricação de coletes à prova de balas, cabos sintéticos, roupas para bombeiros etc. O segredo de sua alta resistência está nas longas cadeias carbônicas, que formam moléculas com massa molecular de ordem 105 u.




Não é só o ser humano que tem “tecnologia” para produzir polímeros. A seda é um polímero produzido pelo bicho-da-seda e utilizado pela humanidade há séculos.

 


Dácron

As velas de veleiros são confeccionadas com um tecido chamado dácron, um poliéster mais resistente que o algodão, de menor densidade, menos suscetível à deformação e que não mofa.



Poliamida, poliéster... Qual é mesmo a função amida e éster?

Ixi, "deu um branco", né?
Entenda sobre essas e outras mais funções orgânicas no Diário de um Carbono!


E os famoooosos PLÁSTICOS?

Hoje são conhecidos mais de 60 mil plásticos diferentes. Dessa enorme diversidade, temos cerca de vinte deles que estão entre os cinquenta produtos químicos mais utilizados pela indústria química.

Polietileno: empregado industrialmente para fabricação de diferentes tipos de embalagens, recipientes, sacos, tubos, brinquedos, isolantes elétricos etc.


Polipropileno: empregado na fabricação de peças para carros, recipientes de baterias elétricas, artigos moldados, bóias, isolantes térmicos, tapetes e fibras.


Poliestireno: é utilizado na fabricação de artigos moldados, como pratos, copos, xícaras, etc. Como o monômero é solúvel em hidrocarbonetos, este polímero pode ser danificado por solventes orgânicos. Com injeção de gases no sistema “a quente”, durante a produção do polímero, ele se expande dando origem ao isopor.


Poli(cloreto de vinila): através dele são fabricados materiais hidráulicos, recipientes (por exemplo, as embalagens de xampu). Se associados a plastificantes, torna-se, podendo ser utilizado na fabricação de mangueiras, luvas, sapatos, “couros sintéticos”, fitas vedantes, pisos, garrafas plásticas, filmes de PVC etc.


Poli (acetato de vinila): é utilizado na fabricação de tintas à base de água, adesivos (colas brancas), colírios (lubrificante para os olhos) e gomas de mascar (chicletes).


Poliuretanos: utilizados em isolamentos, aglutinantes de combustível de foguetes, em pranchas de surfe, colchões, travesseiros e sofás.


Polifenol: usado na fabricação de tintas, vernizes e colas para madeira. A indústria fonográfica se desenvolveu graças à produção de discos feitos de baquelite, que rodavam em velocidade de 78 rpm.


Fibras

As fibras são usadas principalmente em materiais de vestiário. A tecelagem com fibras de algodão já era conhecida pelos egípcios desde 3400 a.C.. Em diferentes países, uma diversidade de fibras naturais é empregada na fabricação de tecidos e outros produtos. Porém, o desenvolvimento de polímeros sintéticos que produzem fibras provocou uma revolução na indústria, sobretudo no setor textil. O avanço trouxe o fim da dependência da produção agrícola, sujeita a variações climáticas, ataque de pragas e políticas regionais. Vestiários antes disponíveis apenas a uma pequena parcela da população foram amplamente popularizados.


Bacana, não?

Mais bacana seria poder fazer, mesmo, ao-vivo, um polímero.
Você está super afim, não é?
Vá na sessão "Experimento" e aprenda como fazer um polímero! É super legal!
Mas me fala: v
ocê deve usar muito desses produtos, não é mesmo? Deve até te jogado fora muitas garrafas PET's, aquele plástico "molinho" dos refrigerantes e água, de embalagens também.

Recicle-o!
Na sessão "Identificação e Reciclagem" iremos ajudá-lo a separar adequadamente as embalagens que que podem ser recicladas por empresas responsáveis, além de você mesmo poder reutilizar alguns materiais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário